ATIVIDADES

1

Atividades Educativas 

Buscamos levar informações sobre saúde, educação e cidadania, através de atividades interativas e lúdicas, como gincanas, teatros, oficinas e palestras que atendam a demanda de adolescentes, adultos, crianças e idosos.

2

Levantamento do perfil socioeconômico da população

São realizados atendimentos domiciliares com crianças e idosos cadastrados no projeto, com o intuito de realizar questionários para levantamento de dados com cada família e assim, construir orientações voltadas a elas. 

4

Campanhas de detecção de diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia ​

Exames de glicemia, pressão arterial e colesterol são fornecidos gratuitamente a toda a população. Além dos exames, são realizadas orientações acerca das doenças e distribuídos folhetos educativos.

5

Orientação acerca do uso correto de medicamentos 

Duplas de voluntários visitam as casas das crianças e idosos cadastrados no projeto, promovendo atenção farmacêutica em domicílio.

3

Exames de fezes e urina

A equipe de análises clínicas monta um laboratório na cidade para a preparação e leitura das amostras de fezes, urina e sangue trazidas pela equipe de campo, responsável pelas visitas domiciliares. Com a entrega dos resultados são explicadas as causas e consequências da contaminação pelos parasitas analisados, enfatizando a profilaxia.

6

Análise físico-química e microbiológica da água

A água é um importante veículo de enfermidades diarreicas de natureza infecciosa, o que torna primordial a avaliação de sua qualidade microbiológica. Amostras de água são colhidas em diversos pontos da cidade e são analisadas à procura de coliformes totais e fecais.

7

7

Campanhas de Anemia 

São realizadas campanhas para detecção de anemia nas crianças e nos idosos participantes do projeto. Após responder a um questionário sobre hábitos alimentares, a criança ou idoso tem a punção do dedo realizada por um aluno treinado, para dosagem de hemoglobina.

8

Capacitação dos agentes comunitários de saúde 

Procuramos conhecer o trabalho realizado pelos agentes e realizar atividades visando a complementação e o aprimoramento das atividades desses profissionais de saúde.

9

Os animais e a Saúde da Família - Participação de  Médicos Veterinários  

Iniciamos em 2015 uma parceria com médicos veterinários do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (Hovet/FMVZ/USP). O trabalho realizado inclui ações em educação com a população, visitas domiciliares, campanhas de vermifugação e vacinação, entre outras atividades.

Endereço: 

Avenida Prof. Lineu Prestes, 580

Butanta, São Paulo - SP, 05508-000