11. Campanha tarde-20.jpg

GRANDES ÁREAS

A Jornada Científica se divide em 3 grandes áreas para melhor atender os participantes e moradores das cidades. Essas áreas são formas práticas de se realizar o trabalho, cada jornadeiro contribui de maneiras diferentes dentro de cada área e dessa forma conseguimos cumprir com a nossa missão. As áreas são:

Grupos de atividades

A Jornada Científica promove atividades educativas para os diferentes grupos da população, como crianças, adolescentes, idosos, mulheres e funcionários do sistema público de saúde da cidade. Além disso, são realizadas atividades envolvendo todas as faixas etárias, buscando promover a integração entre os habitantes.

           

O desenvolvimento das atividades se inicia ainda em São Paulo, baseando-se nas necessidades levantadas junto às autoridades locais. Ano a ano essas demandas são atualizadas, de modo que as dinâmicas e discussões sejam renovadas e que o interesse da população em participar seja mantido. Buscamos levar informações sobre saúde, educação e cidadania, através de atividades interativas e lúdicas, como gincanas, teatros, oficinas e palestras.

 

Tais atividades são muito importantes para o projeto, uma vez que permitem a troca de conhecimentos entre os estudantes e a população de uma maneira mais descontraída. São ainda um recurso valioso para a promoção de estilos de vida mais saudáveis e de sensibilização da população para seus próprios problemas e carências, buscando assim soluções locais.

 

De maneira geral, o que os grupos de atividade buscam é a geração de multiplicadores do conhecimento, cada qual em seu nicho populacional. Entendemos o conceito de ser um multiplicador do conhecimento,  como ser afetado por alguma atividade ou atitude, de forma que isso altere aquela pessoa de modo que ela passe esse novo conhecimento/ação para frente, e assim, possa influenciar  cada vez mais pessoas. Dessa forma, cria-se uma sociedade que dará continuidade aos assuntos tratados na Jornada de forma autonômica, mesmo quando não estivermos mais na cidade. Abaixo, temos uma imagem que sumariza esse conceito:

JORNADA.png

Aqui, disponibilizamos um manual, no qual você pode conferir as atividades desenvolvidas pelos diferentes grupos da Jornada nos últimos anos! Esperamos trazer inspirações lúdicas para outros projetos que buscam desenvolver dinâmicas para a prática de educação em saúde.